top of page
  • Foto do escritorAndriolli Costa

6 dicas fundamentais para uma boa gravação externa



Neste domingo a equipe do Laboratório de Podcasts Narrativos esteve no Bioparque do Rio para sua primeira gravação externa. Estivemos em campo para produzir o piloto de um podcast muito especial que, em breve, vocês poderão conhecer!


Aproveitamos o momento para reunir 6 dicas para você aproveitar ao máximo suas gravações em campo. Veja mais em www.instagram.com/podcastnarrativo


1) TENHA SEMPRE UM PLANO B... E UM PLANO C!

Organizar agendas dos participantes com o deadline dos projetos é um desafio. Não desperdice uma data agendada! Tenha em mente que coisas podem acontecer: o tempo pode mudar, o local pode cancelar sua permissão para gravar, o entrevistado pode ficar doente... Seu plano B vai garantir que o projeto continue andando, e isso pode ser desde um outro lugar para fazer a externa ou mesmo trocar a pauta e fazer uma interna.


2) VERIFIQUE OS EQUIPAMENTOS

Faça um checklist dos seus equipamentos antes e depois de acabar as agravações. Se você tem algum equipamento novo, teste antes para evitar surpresas. Não confie nas compatibilidades, especialmente com microfones e fones de retorno. Verifique os conectores para ter certeza de que tudo se encaixa ou se vai precisar de adaptadores. Ah, e fita crepe à mão sempre ajuda!


3) CUIDADO COM O VENTO!

O vento é um dos seus grandes inimigos na captação de áudio. Perdeu ou ficou sem a espuma protetora do seu gravador? Use a criatividade para improvisar. Até uma meia serve de quebra-galho para proteger sua gravação. Lembre-se de sempre gravar usando um fone de retorno para acompanhar a captação e saber se é preciso voltar algum trecho.


4) PRESSIONE STOP DE VEZ EM QUANDO

Nossa tendência, no podcast narrativo, é gravar muito para não perder os momentos de ouro. Agora, imagine os problemas que um arquivo corrompido no cartão de memória pode trazer? Para evitar dor de cabeça, dê stop e comece um novo arquivo de tempos em tempos para garantir que o gravador processou o áudio anterior. Ah, e lembre-se de olhar para o gravador de vez em quando para se certificar de que ainda está gravando!


5) ANOTE OS BASTIDORES NUM CADERNO DE CAMPO

Assim que voltar para casa, tente anotar (ou gravar) tudo o que se lembrar de importante sobre a externa. Não precisa ser um texto estruturado, apenas trechos soltos para re-contextualizar momentos. Afinal, nem tudo o que você experienciou estará contemplado no áudio, e se você demorar a ouvir os arquivos é muito possível que já tenha esquecido como muita coisa aconteceu. O caderno de campo será seu backup de memórias.


6) ESTEJA PRONTO PARA O INESPERADO

Temos pouco controle sobre o campo. Coisas podem dar muito certo ou muito errado. O que nos resta é ter flexibilidade para aproveitar cada oportunidade que a riqueza desse caos emergente nos oferece. Grave tudo e tente explicar com a sua narração o que está acontecendo para o ouvinte que não está presente. Se isso vai ou não entrar para o corte final do programa, aí já é com a edição!


Gostou? Curta e compartilhe nosso material. E comente mais alguma dica que você acha importante partilhar com os colegas! Acompanhe nossas redes sociais que, em breve, nosso piloto estará no ar!


#podcast#podcastnarrativo#gravação#externa




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page