"Poder e Silêncio' é um podcast narrativo de não ficção que investiga como a violência política e simbólica contra jornalistas mulheres ameaça a liberdade de imprensa e enfraquece a democracia no Brasil. Produzido entre agosto de 2024 e junho de 2025, o projeto nasce da escuta jornalística atenta e do compromisso com a denúncia. Foram realizadas oito entrevistas: duas em profundidade com a jornalista Marina Dias (The Washington Post), vítima de ataques públicos desde o governo Bolsonaro, e com a pesquisadora Rafaela Sinderski, diretora da Abraji; além de seis entrevistas anônimas, concedidas sob orientação jurídica, por jornalistas que atuam em diferentes regiões do país. Três desses relatos anônimos foram interpretados por estudantes de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), garantindo a preservação da identidade das fontes.
Ao longo de três episódios, com média de 18 minutos cada, o podcast constrói uma narrativa sensível e contundente, entrelaçando relatos reais, entrevistas e trilhas sonoras para revelar como discursos de autoridades e dinâmicas das redes sociais intensificam o silenciamento de profissionais da imprensa. A pesquisa, que integrou o processo de produção, se apoia em reflexões de Patrícia Campos Mello (2020), Eugênio Bucci (2005), Tiziano Bonini (2015) e Pierre Bourdieu (1996), entre outros.
O resultado é uma experiência sonora que expõe as estruturas de poder que tentam calar mulheres jornalistas, ao mesmo tempo em que afirma a escuta como um ato político de resistência. Disponível no Spotify, Poder e Silêncio propõe uma narrativa comprometida com a memória, a verdade e o direito à informação."
NÚMEROS DO PODCAST
3
Episódios
1
Temporadas
2025
Criação
Financiamento
Produtora
UEPB
Categorias
Política




