Podcast “Cartas Lunares” se debruça no imaginário, na representação dos sentimentos e nos respectivos espaços que trazem à tona a navegação no infinito do subconsciente
- Carlos Roberto
- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Elaborado a partir da oficina de roteiro criativo para podcast, de Paula Gorini e Andriolli Costa no Centro Cultural Hélio Oiticica, os participantes desenvolveram o exercício criativo do método epistolar - a escrita de cartas - que representam, em cada parte do programa, constelações sensoriais e imagéticas, transformando-se em um templo de memórias afetivas, reencontro com o subjetivo e os anseios para os novos tempos. Por falar em tempo, quando foi a última vez que você escreveu uma carta? Quer seja para o Papai Noel, seja uma declaração de amor ou uma promessa para o ano. Neste podcast, esperamos que você pense nesse nobre exercício o qual nenhuma tecnologia artificial é capaz de fazer. Muito mais do que fortalecer a coordenação motora, escrever à mão é um convite à subversão do espaço-tempo em um mundo marcado pela rapidez do fluxo de informações. Sem dados móveis, wi-fi, dispositivos de última geração e suas correções ortográficas, nos encontramos na calmaria e na nossa identidade transformada em letras, pontos, rabiscos e desenhos, em um tempo no qual somos soberanos.
Status
Disponível em Spotify
Gênero
História pessoal
Trilha sonora
Buscamos a ambientação em uma expedição marítima, onde somos tripulantes de nossas próprias histórias e guiados pela constelação de ideias e de memórias que nos acompanham e nos acalentam nos momentos difíceis ou de incerteza. O mar é um lugar que traz essa sensação de infinitude, de não conseguirmos enxergar a outra margem, mas de saber que ela está lá. A partir desta metáfora, portanto, podemos sentir que sempre existe uma possibilidade caso um plano não venha a dar certo. E quanto às memórias? Bom, conhecemos pouco sobre os oceanos - em torno de 20% - mas se mergulharmos no nosso subconsciente, podemos ver as lembranças que mudaram nossas vidas até hoje, indo desde a superfície até a parte onde o sol já não toca. Sons das gaivotas, do casco do barco, os ventos levando os sais das águas e as ondas batendo na embarcação aludem a esta longa viagem.
Episódio
Lançado em 8 de dezembro de 2025, o primeiro episódio conta com a leitura das cartas de Lorena Fernandes, Jaqueline Saad, Daniela Machado, Carlos Roberto e Bruna Sebollela, Andriolli Costa e Paula Gorini. A mídia já está disponível no Spotify. Embarque neste vasto universo!
Apresentação
Bruna Sebollela








Comentários